Páginas

3.12.09

A Editora Luzes no Asfalto e a Embaixada da Áustria convidam para o lançamento do livro:

Na prisão: diários, desenhos e aquarelas (Im Gefängnis), de Egon Schiele


Este livro, em edição bilíngue, contém os diários, desenhos e aquarelas que o pintor austríaco Egon Schiele (1890/1918) fez em 1912, durante os vinte e quatro dias em que esteve na prisão.


São dez imagens que revelam a agonia do artista, que encontra na arte a única saída para a situação humilhante que se encontrava na prisão distrital de Neulengbach. Pintou e desenhou os objetos de que dispunha e com isso se sentiu melhor: “Não me sinto punido, mas purificado!”.


Reflexões sobre a arte, crítica à moral burguesa da época, afirmações de amor muito profundas, são marcas desses diários que mostram também a intimidade de Schiele e seu processo criativo. Pela primeira vez no Brasil, em tradução direta de Claudia Abeling, o texto integral dos diários revela tudo o que de fato lhe aconteceu e motivou sua prisão.


Além de todas as aquarelas feitas pelo artista reunidas em um livro de arte, a edição conta com um “Prefácio Musical” do compositor Willy Corrêa de Oliveira, ilustrando sua relação peculiar com esse grande artista do século passado.





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Ficha técnica

Título: Na Prisão / Im Gefängnis
Autor: Egon Schiele
Editora: Luzes no Asfalto
Revisão e Preparação de Texto: Marcus Tulius Franco Morais
Alexandre Barbosa de Souza
Projeto Gráfico: Paulo Vidal de Castro & Thais Vilanova

Introdução: Willy Corrêa de Oliveira
Edição da Partitura: Maurício De Bonis
Formato: 15,3 X 23 cm
Ano de publicação: 2009
Tipos: Goudy Old Style e Kabel
Preço: R$ 47,00
ISBN-13: 9788561530044

Lançamento
Dia 05/11/2009
Na Cachalote

a partir das 14h (até às 22h)
Rua Ministro Ferreira Alvez, nº 48 – Pompéia
São Paulo
tel: (11) 3676 0796
Kadic Editorial






texto de Antonio Gonçalves Filho, O Estadao de S.Paulo
texto de FABIO CYPRIANO, Folha

23.11.09

lançamento do livro CRONISTA de um TEMPO RUIM, de Ferréz

Sessão de autógrafos com o autor,
Dia 24 de Novembro, 19h30
local:
Auditório da Ação Educativa
Rua General Jardim, 660,
Vila Buarque, Centro, São Paulo
fone: (11) 3151 2333
http://www.acaoeducativa.org/
http://www.selopovo.blogspot.com/
ferrez.blogspot.com

29.10.09

Cronista de um Tempo Ruim, de Ferréz

Lançado o primeiro livro do selo povo:

Selo Povo
Selo feito para livros de bolso, livros esses escritos por e para mãos operárias, rebeldes, marginais, periféricas.
Que possa alcançar o público despossuído de recurso que geralmente vê o livro como um item raro e elitista.
Um vinho guardado e nunca degustado, enquanto queremos que todos bebam pelo menos sua tubaína diária.
Um selo em um livro de bolso, para ser posto na sexta básica, para ser lido na rua, no horário de almoço, nas prisões, nos acampamentos, nas zonas, nos bares, barracos e barrancos desse imenso país periferia.
Esse selo garante um livro de fácil leitura e que será lido, relido, emprestado, e gasto, andando de mão em mão até que volte para onde veio, a vida.
Ao preço de 1 cerveja e meia, e mais barato que um prato feito, a desculpa para não ler acabou.
Bem vindo ao Selo Povo, feito pra você e pra todo mundo.

Ferréz

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Ficha técnica

Título: Cronista de um Tempo Ruim
Autor: Ferréz
Editora: selo povo Editora
Formato: 128 págs.
Revisão: Alexandre Barbosa de Souza
Capa e projeto gráfico: Paulo Vidal de Castro & Thais Vilanova

Coordenação: Marcelo Martorelli Vessoni
Formato: 10 X 16 cm

Tipo: Caecilia
Ano de publicação: 2009
Preço: R$ 5,00
ISBN-13: 9788562848001

1DASUL


Desenho do anjo IDASUL criado para abertura e divulgação dos produtos da marca que representa a periferia.
criada em 1999 pelo escritor Ferréz, a marca tem a maioria dos seus produtos fabricados nas periferias, como Jd. Irene, Jd. das Rosas, Casa Grande, Amália, Parque Independência e outras regiões.
Atualmente a marca tem duas lojas próprias, uma no Capão Redondo e outra em Santo Amaro na galeria Borba Gato. www.1dasul.com.br
Desenho e animação feito por South e trilha por Paulo Vidal de Castro.

26.10.09

des(ign)enho industrial

sintam a visão atual do design [sic – desenho industrial] nestas belas frases (e nesta bela fase):

“Também colecionava de tudo: tampinhas, pedras, óculos, relógio...”

“Sempre gostei de investir em tendências.”

E agora, o melhor (ou pior):

“Acredito na força do design como agregador de valor, esse é o meu [e, infelizmente, comum atualmente] discurso. Ou você utiliza o design [sic] como ferramenta, embarca em um conteúdo bacana, ou vira grão de milho. (...) [agora vem esta maravilhosa (ou absurda) conclusão:] Um exemplo: esta cadeira em que estou sentado vale x. Porque foi desenhada pelo Karim (Rashid).”


Entrem para este raciocínio [? sic]: A funcionalidade e o baixo custo não devem mais ser a meta, e sim coisas bregas da moda que custam caro. Esqueçam Munari, Bauhaus, Zapf, de Barros, Bringhurst, Lissitzky, Forminform, Tschichold, Wollner, Bense, Le Corbusier, esdi, Dumont, ulm, da Vinci, Eisler, Bo Bardi, Fuller, Gropius, Rietveld, etc. Entrem no pensamento – talvez (certamente) modista – atual, guiados pelo Cocenza e o tal de Boom sp Design.

8.10.09

Cine-Concerto: Brecht e Beckett no chiaro-escuro


Assisti várias vezes 2 destes filmes: o Film, de Beckett, e Überfall, de Ernö Metzner. Ambos são completamente sem falas entre os personagens (sem voz, no 1º caso; sem texto, no 2º caso) – apenas a montagem visual transmite as idéias.

Vi o Film apenas no cinema e acho que uma de suas (muitas) qualidades é que, apesar de ser um filme com som, o único som escutado é a fala de um figurante: – Sshhhh! [Uma vez eu assisti com a trilha do Wilson Sukorski e continuo achando que colocar som (apesar de ter sido uma trilha silenciosa) tira uma das grandes qualidades do film]. O ator é o grande humorista Buster Keaton (já velho), que foi uma das principais referências para Beckett construir o lado clown de seus personagens.

Já o Überfall tem uma grande montagem criada a partir do simples personagem que encontra uma moeda. Conheço apenas pelo DVD da MAGNUS OPUS, que está com uma trilha como aquelas tocadas por um pianista de cinema no começo do século xx.

Estou louco para ver (e conhecer) o Mistérios de uma barbearia, do grande Bertold Brecht. Não tinha a menor idéia de que ele tinha realizado um filme.

Programa

Mistérios de uma barbearia (1923)

Direção e roteiro: Bertolt Brecht e Erich Engel

Atores: Karl Valentin, Blandine Ebinger e Ewin Faber.


Film (1965)

Direção: Alan Schneider.

Roteiro: Samuel Beckett.

Ator: Buster Keaton


Assalto (1921)

Direção: Ernö Metzner.

Roteiro: Grace Chiang e Ernö Metzner.

Atores: Heinrich Gotho, Eva Schmid-Kayser, Sybille Schmitz, Alfred Loretto e Han Ruyso.


Música

Michelle Agnes: piano e harmônio
Compositora e pianista, graduou-se em composição musical pela Unicamp, onde também desenvolveu pesquisa de mestrado sobre o som no primeiro filme sonoro de Dziga Vertov. Em 2003 foi premiada com uma bolsa da Unesco para residência no estúdio de música eletroacústica do IMEB, França.Tem realizado acompanhamento musical ao vivo para diversos filmes silenciosos de autores como Meliès, Clair, Lumière, Keaton, Chaplin, Vertov, Renoir, Buñuel, Christensen, L'Herbier, Ivens. Participou da I e II Jornada de Cinema Silencioso (Cinemateca Brasileira), do projeto Cinema em concerto (Teatro Municipal de São Paulo), e da série Cinema Tocado (Prefeitura Municipal de Santos). Em 2006 recebeu o prêmio de melhor música na 33ª. Jornada de Cinema da Bahia.

Thomas Rohrer: rabeca e saxofone
Suíço radicado no Brasil desde 1995, iniciou seus estudos musicais como violinista e estudou saxofone com Othmar Kramis na escola de jazz de Lucerna. Atualmente, tem se dedicado à pesquisa de técnicas instrumentais expandidas junto à rabeca. Seu trabalho transita entre a improvisação livre e a música regional brasileira. Apresentou-se inúmeras vezes com o grupo Abaetetuba de improvisação livre, “A barca” e integra um duo com a cantora Saadet Türköz do Cazaquistão. Excursionou em turnê diversas vezes pelos Estados Unidos e pela Europa, tendo inclusive participado do programa Artist Links (British Council / Arts Council), como artista residente durante quatro meses em Londres. Realizou também diversos trabalhos focados na interação audiovisual, como trilhas para cinema, música para teatro, dança, performance e instalação.

Antonio Panda Gianfratti: percussão
Dedica-se à música improvisada desde 1999, sendo o fundador do grupo Abaetetuba de improvisação livre. Seu trabalho caracteriza-se pela pesquisa de timbres, construção e transformação de instrumentos no universo da percussão. Em 2006 apresentou-se no Sesc Paulista, musicalizando ao vivo juntamente com Thomas Rohrer os filmes: Dog Star Man de Stan Brackhage e Ninots, Monigotes e Figures, da artista chilena Patrícia Osses. Participou de diversos espetáculos de âmbito internacional, entre eles no Laban Centre Dance Contemporary, em Londres , em parceria com Hagit Yagira, no Festival Hurta Cordel de Improvisação Livre de Madrid realizado na Casa Encendida, e diversas apresentações com o grupo Abaetetuba, em Londres e Amsterdã.


Serviço

Horário do espetáculo: 20h30
Ingresso: distribuição de ingressos gratuitos a partir das 19horas na bilheteria. 2 ingressos por pessoa.
Telefone para informações: (11)3258-3344
Classificação: 8 anos
Endereço:
Cultura Artística Itaim - Avenida Juscelino Kubitschek, 1.830.
Disponibilidade: 200 ingressos
Data:
13/10/2009
Hora:
20:30

5.9.09

44º Festival Musica Nova

Começa hoje o 44º Festival Música Nova. Segue abaixo a programação (e vide entrevista que fiz com Gilberto Mendes no 40º Festival Musica Nova):

44º Festival Música Nova
Data: 05 a 25 de setembro.

PROGRAMAÇÃO - SÃO PAULO

Les Percussions de Strasbourg
Data: 5 e 6 de setembro
Local: SESC Consolação (Teatro Anchieta). Rua Doutor Vila Nova, 245 - Vila Buarque.
Tel: (11) 3234-3003
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Ensemble 2E2M
Data: 8 de setembro.
Local: SESC Vila Mariana. Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana.
Tel: (11) 5080-3000
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Martine Joste e Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS).
Data: 9 de setembro.
Local: Teatro São Pedro. Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda.
Tel:(11) 3667-0499
R$ 10. Há meia-entrada.

Ircam / Georges Aperghis
Data: 11, 12 e 13 de setembro.
Local: SESC Vila Mariana. Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana.
Tel: (11) 5080-3000
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Programa: Machinations.

Mireille Gleizes.
Data: 15 de setembro.
Local: SESC Vila Mariana. Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana.
Tel: (11) 5080-3000
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Ensemble Mentemanuque
Data: 16 de setembro.
Local: SESC Consolação (Teatro Anchieta). Rua Doutor Vila Nova, 245 - Vila Buarque.
Tel: (11) 3234-3003
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Lançamento Duo Contexto (selo SESC).
Data: 17 de setembro.
Local: SESC Consolação (Teatro Anchieta). Rua Doutor Vila Nova, 245 - Vila Buarque.
Tel: (11) 3234-3003
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Antonio Eduardo e Madrigal Ars Viva.
Data: 20 de setembro.
Local: Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antonia, 294 - Vila Buarque.
Tel: (11) 3255-7182
R$ Grátis.

Ensemble Música Nova. Ricardo Bologna, regente convidado.
Data: 22 de setembro.
Local: SESC Vila Mariana. Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana.
Tel: (11) 5080-3000
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

"Interações".
Manoury-Menezes.
Data: 24 e 25 de setembro.
Local: SESC Consolação (Teatro Anchieta). Rua Doutor Vila Nova, 245 - Vila Buarque.
Tel: (11) 3234-3003
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

PROGRAMAÇÃO - SANTOS

Martine Joste e Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS).
Data: 8 de setembro.
Local: Teatro Coliseu. Rua Amador Bueno, 237 - Centro.
Tel: (13) 3226-8000
R$ Grátis.

Ensemble 2E2M.
Data: 10 de setembro.
Local: SESC Santos. Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida.
Tel: (13) 3227-5959
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Ensemble Mentemanuque.
Data: 15 de setembro.
Local: Teatro Guarani. Praça dos Andradas, s/nº - Centro.
Tel: (13) 3226-8000
R$ Grátis.

Mireille Gleizes.
Data: 16 de setembro.
Local: Teatro Guarani. Praça dos Andradas, s/nº - Centro.
Tel: (13) 3226-8000
R$ Grátis.

Madrigal Ars Viva.
Data: 18 de setembro.
Local: Teatro Guarani. Praça dos Andradas, s/nº - Centro.
Tel: (13) 3226-8000
R$ Grátis.

Ensemble Música Nova. Ricardo Bologna, regente convidado.
Data: 24 de setembro.
Local: SESC Santos. Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida.
Tel: (13) 3227-5959
R$ 10. R$ 5 (usuário inscrito, maiores de 60 anos, estudante com carteirinha e professor da rede pública). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

2.9.09

Frank Zappa – 200 Motéis

Hoje finalmente passará em São Paulo – com legenda e tudo – o filme 200 Motels, de Frank Zappa. Assisti apenas uma vez, em Buenos Aires, com uma péssima cópia, estranho local e estranho público. Filme com recursos de invenção total (na Sessão do Comodoro, de Carlos Reichenbach).

200 Motels (1971)
EUA, 98 minutos, colorido
Falado em inglês, com legendas em português (Fórum MAKING OFF)
Diretores: Frank Zappa e Tony Palmer
Arguento: Frank Zappa
Roteiro: Tony Palmer e Frank Zappa
Música Original: Frank Zappa
Fotografia: Tony Palmer
- realizado originalmente em vídeo -
Montagem: Rich Harrison
Direção de Arte: Leo Austin
ELENCO: Ringo Starr, Theodore Bikel, The Mothers of Invention, Keith Moon, Janet Neville-Ferguson.

A sessão começa as 21.30, no CineSesc, e as senhas gratuitas estarão disponíveis a partir das 21.00 horas na bilheteria do cinema.

20.8.09

Música e Capitalismo

Curso
Willy Corrêa de Oliveira é professor aposentado do departamento de música na ECA-USP. Na década de 60 idealiza junto de Gilberto Mendes, Rogério Duprat e Damiano Cozzela o movimento de vanguarda Música Nova. Mais tarde, em 1979, Willy rompe com essa estética quando percebe que sua construção esteve distante de princípios revolucionários. A partir daí o compositor assume papel controverso e seminal na crítica musical brasileira. Um pouco desse legado pode ser conferido no mini-curso Música e Capitalismo, organizado por um grupo de estudantes do departamento de história, e ministrado pelo prof. Willy Correa de Oliveira. Confira o cronograma das atividades: primeiro dia, "Como me tornei compositor"; segundo dia, "O 'artista incompreendido'"; terceiro dia, "O artista comunista"; quarto dia, "O artista comunista após a derrubada do Muro de Berlim"; quinto dia, "Arte no Capitalismo".

Quando: *31/8 a 4/9 l seg. à sex., 17h30 às 20h30

Onde: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP l Anfiteatro da História l Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo

Quanto: atividade gratuita

Informações: inscrições desviospb@gmail.com l certificado aos que participarem de 80% dos dias

15.7.09

d# (2), Praça da Sé e Anoitecer (1)

1) Vai até o dia 19/07 (próximo domingo) a exposição na Bienal de Veneza que tem 2 vídeos meus dentro (Praça da Sé e Anoitecer).

2) As exibições dos vídeos do Minuto no caminhão do Minuto Móvel (com o meu trabalho d#) continuam pelo estado de São Paulo e agora chegam ao litoral [incluindo Santos, cidade do grande compositor Gilberto Mendes (e onde mora o meu pai) (até no Aquário, onde eu adorava ir de patinete quando era pequeno)]. Confiram as próximas datas e cidades por onde passará o caminhão:
• 16/07 - Santos
10h: Praça Mauá, Rua General Câmara (em frente a prefeitura de Santos)
15h às 18h: Aquário de Santos (Praça do Aquário) - Av. Bartolomeu de Gusmão
20h: Fonte do Sapo - Av. Saldanha da Gama (Av. da Praia) - Bairro Aparecida (em frente ao Mcdonald´s).

• 17 à 19/07 - Caraguatatuba
17/07 - sexta-feira
14h: EDP Bandeirante
16h: Praça Dr. Candido Motta (rua Altino Arantes)
21h: Praça de Eventos (Av. da Praia, em frente ao Banco Real e Shopping)

18/07 - sábado
13h: Praça Candido Motta
15h: Praia Martins de Sá (ponta da praia, ponto 4)
21h: Praça de Eventos.

19/07 - domingo
10h30: Prainha
15h30: Praia Cocanha (Rodovia Ayrton Senna, local no final da praia)
20h: Praça Candido Motta

• 24 à 26/07 - São Sebastião
24/07 - sexta-feira
13h: Centro (São Sebastião)
15h: Balsa (São Sebastião)
22h até 2h: All Kone (Maresias) ? r. Sebastião Romão César, 407, Maresias

25/07 - sábado
17h: Praça do Surf (Maresias) rua da praia
22h30: All Kone (Maresias)
24h: Sirena (próximo ao All Kone)(Maresias)

26/07 - domingo
14h: Rua da Praia, 174, em frente a Secretaria de Cultura - Centro - São Sebastião
16h: idem
18h: idem

Agosto
12/08
Mogi das Cruzes

13/08
Suzano

14/08
Ferraz de Vasconcelos

15/08
Poá

16/08
Itaquaquecetuba

19/08
Guaratinguetá

20/08
Cruzeiro

21/08
Lorena

22/08
Cachoeira Paulista

23/08
Aparecida

26/08
São José dos Campos

27/08
Jacareí

28/08
Jambeiro

29/08
Santa Branca

30/08
Guararema

Setembro
02/09
Pindamonhangaba

03/09
Tremembé

04/09
Taubaté

05/09
Caçapava

09/09
Guarulhos

8.7.09

d#


O meu vídeo (d#, de Paulo Vidal de Castro – 2004) foi selecionado para participar do projeto Minuto Móvel, em que um caminhão do Festival percorre cidades exibindo – em praças, praias, bares, universidades e escolas – uma seleção de filmes premiados do Minuto e fazendo promoção dos temas do Festival por onde passa.
Segue abaixo a lista das datas e dos locais (como o feriado desta semana em Campos do Jordão):

Julho
07/07 Monteiro Lobato
10h: Praça Dep. A.S. Cunha Bueno, localizado na rua Abilio Pereira Dias nº 140, ao lado do Paço Municipal.
13h: Mesmo lugar.
15h: Mesmo Lugar.

08/07 São Francisco Xavier
13h: Praça Cônego Antônio Manzi (praça do coreto), ponto de referência: em frente a Casa de Cultura.
15h: Mesmo lugar.
18h: Mesmo lugar.

09/07 Santo Antonio do Pinhal
17h: Praça do Artesão, localizado entre a rua Governador Carvalho Pinto com Praça Benedito Marcondes Raposo.
18:30h: Mesmo lugar.
20:30h: Mesmo lugar.

10 a 12/07 Campos do Jordão
Exibição nos três dias das 12 as 20 hrs: Praça Pinho Bravo, localizado entre av. Emilio Ribas com rua Dr. Camilo de Moraes, (ponto de referência: em frente a Gialla Pousada e posto Esso).

16/07 Santos

17 a 19/07 Caraguatatuba

24 a 26/07 São Sebastião

Agosto
05/08 Mogi das Cruzes

06/08 Suzano

07/08 Ferraz de Vasconcelos

08/08 Poá

09/08 Itaquaquecetuba

12/08 Guaratinguetá

13/08 Cruzeiro

14/08 Lorena

15/08 Cachoeira Paulista

16/08 Aparecida

19/08 São José dos Campos

20/08 Jacareí

21/08 Jambeiro

22/08 Santa Branca

23/08 Guararema

26/08 Pindamonhangaba

27/08 Tremembé

28/08 Taubaté

29/08 Caçapava

Setembro
02/09 Guarulhos

24.5.09

Rietveld Arsenale


6 monitors
my two videos – Praça da Sé (
Tomás Senna as the cameramen) and Anoitecer (In memoriam Philadelpho Menezes, of Willy Corrêa de Oliveira, as the soundtrack; Thiago Senna as an actor; and Tomás Senna as assistant), from City One Minute (s) – has been selected for an installation, a short impression of The One Minutes City project: Amman, Amsterdam, Beijing, Honkong, Las Vegas, San Francisco, São Paulo and Yogyakarta.

They will be in the Arsenale Novissimo in Venice during the Biennale.

12 monitors
Train One Minute (s) installation of moving landscapes shown in the Arsenale Novissimo in Venice during the Biennale. In total 260 videos have been selected. A journey through 30 countries.

2 monitors
Splitscreen One Minutes

More info: rietveld arsenale, the one minutes and city one minutes.

paulistas [e brasileiros (e outros)] que estiverem por , apareçam,

paulo vidal de castro

23.5.09

De

Caroline De Comi (soprano) e Mauricio De Bonis (pianista) interpretarão obras de Strauss e Nepomuceno além do grande Claude Debussy e do catalão satieano Federico Mompou.


Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Grátis
24/05/2009 domingo 11h30

15.5.09

Dandara Guerra

Nada como a filha de uma belíssima mulher com cinema e charuto.

24.3.09

São Paulo – City One Minutes –

Primeira exibição da São Paulo – City One Minutes –
24min que representam 24h de São Paulo

Segunda – 30 de março – 19h30 – Galeria Olido
Av. São João, 473 – centro – São Paulo – SP
Entrada Gratuita

O projeto é dirigido pela artista holandesa Mariëlle Videler em parceria com a Galeria Olido, o Festival do Minuto, MASP e com o canal digital holandês de documentários Holland/Doc VPRO e a Universidade East China Normal, em Shangai. Os vídeos serão projetados na Bienal de Arquitetura em novembro de 2009 em Roterdã, seguidas por outras exibições como a World Expo Shanghai 2010. Ele passará em vários websites, como www.cityoneminutes.org e www.theoneminutes.org.

Eu (Paulo Vidal de Castro) dirigi o das
0h-1h, na Praça da Sé,
com o Tomás Senna como diretor de fotografia;
o das
18h-19h, na vista superior de São Paulo,
com o Tomás Senna como assistente,
Thiago Senna como ator
e a obra In memoriam Philadelpho Menezes, de Willy Corrêa de Oliveira, como boa estrutura para a cidade de São Paulo;
e ajudei o Tomas Senna no das 23h-24h

2.3.09

1000 minutos de 80 países

Uma exposição que reúne o melhor do Festival do Minuto, com produções de 80 países, chega ao MASP em 3 de março (abertura) – e fica de 4 a 29 de março. Com quase 17 horas de material, a mostra 1000 Minutos de 80 Países compõe um panorama da produção audiovisual internacional de vídeos curtíssimos e traz ainda, com exclusividade para o MASP, uma seleção de vídeos brasileiros feita pelo curador nacional Marcelo Masagão. Organizada pelo Festival do Minuto da Holanda, a mostra já passou por Pequim (junho de 2008), Florença (setembro de 2008), Lisboa (novembro de 2008) e Bruxelas (outubro de 2008 a janeiro de 2009); fica no MASP até 29 de março, depois segue para África do Sul e Egito.
A mostra no MASP conta com dois diferenciais daquelas que foram exibidas em outros países. Um deles é a Mostra 60 minutos do Brasil. Exclusiva para o Museu e com sala separada, a seleção é composta de 60 vídeos-minuto e 10 vídeos nanominutos (com até 10 segundos), de realizadores brasileiros que participam do festival desde a primeira edição, em 1991 (Relação de vídeos em anexo – 1), com trabalhos de Kiko Goifman, Fernando Bianchi, André Abujamra, Jarbas Agnelli [e um meu (d#, de Paulo Vidal de Castro)]. O outro destaque é uma seleção, também feita pelo curador nacional, Marcelo Masagão, de 60 vídeos-minuto para serem projetados do teto para o chão do MASP (Relação de vídeos em anexo – 2).
Os vídeos da exposição internacional, organizada pela equipe do Festival do Minuto da Holanda, serão exibidos em 30 monitores de TV de 42 polegadas, espalhados pelo 1º e 2º subsolos do museu. “O Festival do Minuto poderia se chamar também Festival da Ideia. Privilegiamos boas ideias independentemente dos equipamentos utilizados”, afirma o criador e cineasta Marcelo Masagão. Segundo ele, o suporte no qual o vídeo foi captado se torna cada vez mais irrelevante, já que o desenvolvimento tecnológico tende a confundir os formatos. "Tem celulares que já captam melhor que o VHS”, diz. A mostra tem direção e produção executiva de Gustavo Steinberg.

Sobre o Festival do Minuto
O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Na Holanda existe desde 1993, vinculado ao Sandberg Institute, importante escola de arte localizada em Amsterdam. A partir do evento brasileiro surgiram Festivais do Minuto em mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. No Canadá, por exemplo, os realizadores se encontram mensalmente em um galpão, levando no bolso os vídeos produzidos, que são exibidos e premiados na mesma noite.
A partir do final de 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela internet. Mensalmente, novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro.

Quem faz o Festival do Minuto
Marcelo Masagão: Criador e curador, é cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2004), O zero não é vazio (2005) e Otávio e as Letras (2007).

Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estréia na direção de longas aconteceu em 2008, com Fim da Linha.
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O vídeo d# tem como tema a mínima diferença entre um homem e uma mulher, tela branca e tela preta, imagem e não-imagem, som e silencio, etc. Talvez o mais radical de meus trabalhos. Elementos presentes nos outros vídeos – silêncios, telas repartidas polifonicamente, textos, telas vazias (pretas & brancas) – atingem autonomia em um universo autônomo. Nenhuma imagem (fixa, em movimento ou metamorfose) aparece durante mais que frações de segundo, no limite da percepção consciente. Cada aparição de palavra dura 1/16 de segundo. Esta é a menor unidade de tempo sobre a qual a estrutura do todo é montada através de operações matemáticas que orientam sons e imagens – proporção áurea (Fibonacci na proporção temporal), séries, quadrado mágico de dominós regulando aspectos da estrutura, etc. Metade do tempo é composto de não imagens – ¼ pretas, ¼ brancas. É a primeira vez que componho toda a trilha sonora. Um vídeo sensorial, para os olhos e ouvidos.

*nota sobre o vazio:

uma cadeira
começa
onde
termina
uma cadeira

dois corpos

são
dois
corpos
pelo
vazio
que
os
separa

um corpo só É pelo espaço vazio que o delimita

só lemos um texto num papel pelo branco que cerca e preenche os pretos das letras

o som – por ser uma onda – só existe pelo silêncio
todo som é ½ som ½ silêncio
todo som é permeado de silêncio

o cinema só é possível pelo obturador da câmera cinematográfica – que se fecha entre um quadro e outro e impede a entrada da luz

toda escultura é construída pelo vazio

de um bloco maciço de mármore, subtrai-se – acrescentando vazio – e faz-se um homem

o vídeo não possui silêncio – a imagem é “escrita” por linha de varredura.
tento sempre recuperar a não imagem silêncio do vídeo

21.2.09

volta da Sessão Dupla do Comodoro

Na próxima quarta finalmente haverá o retorno de uma Sessão Dupla do Comodoro (que se tornou a exibição de um filme apenas). Nada melhor para uma quarta-feira de cinzas.
“1º Filme
CRONOS (Cronos - 1993)
México, 94 minutos, Colorido
Falado em espanhol, com legendas em português
Direção e Roteiro: Guillermo del Toro
Música Original: Javier Álvarez
Fotografia: Guillermo Navarro
Montagem: Raúl Dávalos
Elenco: Federico Luppi, Ron Perlman, Claudio Brook, Margarita Isabel e Tamara Shanath.
21 Prêmios em Festivais Internacionais
SINOPSE
Em 1535 um alquimista cria um artefato em ouro que oferece a vida eterna a quem o possuir. 450 anos mais tarde o artefato vai parar acidentalmente nas mãos de um vendedor de antiguidades que, por acaso, faz disparar o seu maquinismo...
De dentro sai uma espécie de aranha que injeta em seu corpo um estranho líquido. Eventualmente, ele descobre que a sua saúde e vigor estão retornando em abundância, como na juventude. Sua pele perde as rugas, o cabelo engrossa e aumenta o seu apetite sexual. Infelizmente, ele desenvolve também uma obsessiva sede por sangue alheio.
...
2º Filme
O TÚMULO SINISTRO (The Tomb of Ligeia - 1964)
EUA, 81 minutos, colorido
Falado em inglês, com legendas em português
Direção: Roger Corman
Roteiro: Robert Towne (baseado em um conto de Edgar Allan Poe)
Música Original: Kenneth V. Jones
Fotografia: Arthur Grant e Nicholas Roeg (não creditado)
Montagem: Alfred Cox
Elenco: Vincent Price, Elizabeth Shepherd, John Westbrook, Derek Francis e Oliver Johnston.
SINOPSE
Em 1821, quando a mulher de Verden Fell (Vincent Price), Ligeia (Elizabeth Shepherd) morre, ela é enterrada num cemitério cristão, apesar das objeções do vigário local. Antes da sepultura ser fechada, ouve-se o guincho de um gato preto, e Ligeia abre os olhos. Verden fica convicto de que ela não está morta. Meses mais tarde, Lady Rowena (também desempenhada por Shepherd) é jogada de seu cavalo e cai aos pés da sepultura de Ligeia. Verden logo se apaixona por ela. Eles se casam e passam a viver em Verden, numa sombria abadia gótica. Rowena começa a ter estranhos sonhos envolvendo Ligeia e um gato preto.”

Outro dia eu fiz outra palestra sobre Edgar Poe, e, após comentar das invenções de linguagem criadas por ele, mostrei o que talvez seja o melhor longa feito a partir de um conto dele: A Queda da Casa de Usher, dirigido por Jean Epstein. O grande compositor (Willy Corrêa de Oliveira) falou que até este filme tende a ser ruim, e que é impossível transformar a estrutura e as idéias de Poe para algo audiovisual (e o pior é que ele tem em DVD as minhas tentativas...). Mas, sem dúvida, Roger Corman foi o diretor que realizou traduções de Poe que não tem nada (nada mesmo) a ver com os seus grandes textos. Mas, talvez, por isso mesmo, guardam um grade charme (até o Willy concorda com isso). Além de Vincent Price (como n’O Uivo da Bruxa, que foi bem interessante na última sessão) e tudo o mais...

Literatura Marginal

Está sendo realizada uma nova coleção da editora Literatura Marginal com (alteração do) logo, capa e programação visual realizadas por Thais Vilanova e Paulo Vidal de Castro (eu).
A Coleção é do Ferréz e também está sendo colaborada pelo editor Marcelo Martorelli e o poeta, tradutor (de Moby Dick da Cosac, por ex.) e revisor Alexandre Barbosa de Souza.

18.2.09

Bauhaus – Josef Albers

Vejam a exposição de Josef Albers, mas, bem antes, descubram quem ele foi e, o mais importante, o que foi a Bauhaus e Walter Gropius – uma das boas idéias do século XX que acabaram em ruínas (e lojas de decoração, como uma cadeira exposta na Pinacoteca onde é proibido sentar) [Walter Benjamin já havia avisado anos atrás sobre a não possibilidade da Bauhaus anos (quase um século) atrás].
Uma das (várias) idéias é começar com o livro do Gropius traduzido pela Perspectiva.

Instituto Tomie Ohtak
Rua Coropés, 88 -Pinheiros
Ter. a dom. das 11h às 20h
Até 1 de março
(11) 2245 1900
Grátis

Praça da Luz, 2 - centro
Ter. a dom. das 10h às 18h
Até 8 de março

27.1.09

Unidos sumidos

É terrível quando morre algum(a) querido(a).
É ruim quando morre alguém de grande referência – como já morreram quase todas do séc.XX.
Mas também acho terrível quando morre (ou desaparece) alguém que você já tenha tido algum tipo de relação.
Exemplos:
1)

a melhor pizzaria de São Paulo – “Giovanni, o Italiano” – do grande e tradicional (como toda boa pizza deve ser) Giovanni Tarallo, que infelizmente faleceu. (e o filho dele queria que a pizzaria fosse igual à Veridiana, para você ver...) Provavelmente a melhor pizza Marguerita e a melhor pastiera de grano (feita por sua filha Caterina) que já existiram. Ao menos tenho em casa um belíssimo jogo de talheres de prata que ele deu aos meus pais quando eles se casaram;

2) o pianista que tocava um piano muito velho (teclas caindo aos pedaços) no restaurante Vico d'o Scunizzo – (restaurante mil (10 mil) vezes menos interessante que o Giovanni, mesmo tendo pastiera e tudo) –. Eu adorava ver aquele pianista (acompanhado de seu baixista), tanto lá – onde trocávamos olhares –, assim como quando nos encontrávamos no centro – entre o Theatro Municipal e a biblioteca Mário de Andrade. Ele morreu, se não me engano, no ano passado;

3)Marta, mulher que ficava sentada nas calçadas, com vestidos bem coloridos (costurados por ela), cabelo pintado de loiro (com o apelido – que ela odeia – de Xuxa) e vários guarda-chuvas abertos. Escutava um rádio antigo e escrevia textos (ou xingamentos sem sentido) sem pé nem cabeça com um preconceito total contra todas as pessoas, crédulos e raças (e com muita pornografia até) que ela amarrava nas paredes e postes. Eu a via pelo menos uma vez por dia. Os locais mais comuns eram no começo da Higienópolis e ruas próximas, mas já a encontrei até na frente da Igreja São Bento como na Alameda Santos. Na terrível Revista de Higienópolis e região, apareceu uma foto de seus textos colados, se perguntando quem poderia ser. Ora, era impossível andar pela Higienópolis sem vê-la. E ela ficava também nas pequenas ruas de Santa Cecília escrevendo os seus textos. Eu tirei uma má foto dela a distância, mas ela pode ser vista no filme O zero não é vazio, de Marcelo Masagão. Infelizmente, faz mais ou menos 3 meses, ela (e seus textos) desapareceram. Eu, faz alguns anos, coleciono estes textos. A péssima revista bairrista disse que não sabe quem ela é (repórteres que nunca andaram na rua), mas na maioria dos textos tinha estes dados:
Marthia Pasquali RG. 7.896.631.0;
4)o maluco que se vestia de policial e orientava os carros na Rua Marquês de Itu na frente da Praça da República. (*antes da C.E.T., e mesmo no seu início, os policias também faziam o trabalho de marronzinhos – é provável que ele fizesse isso nesta época) Ele também desapareceu faz alguns anos (talvez tenha se aposentado do seu emprego já aposentado).

5) No último dia do ano passado (31/12/2008), morreu o grande Tide Hellmeister. Eu (e a Thais) fomos apenas uma vez ao seu ateliê (em Perdizes), indicados pelo Haron Cohen. Grande pena.