• tacet: continua/benjamin/passagens/Das Passagen-Werk/continua

    19.8.25

    continua/benjamin/passagens/Das Passagen-Werk/continua

    Jules Troubat  o secretário de Sainte-Beuve , em 10 de abril de 1866, a Poulet-Malassis: “Eis, pois, como sempre hão de acabar os poetas! Embora a máquina social esteja a serviço dos burgueses, dos profissionais, dos operários e se ajuste a eles ... nenhuma lei benfazeja se estabelecerá para dar a essas naturezas indisciplinadas e avessas a qualquer jugo, com o que, pelo menos, assegurar sua morte em seu próprio leito. — Mas a aguardente, dirão?  Boa solução! Vocês a bebem, vocês, burgueses, merceeiros, vocês têm tantos vícios e mesmo mais que o poeta... Balzac se excita com café, Musset se embrutece com absinto e produz ainda assim suas mais belas estrofes, Murger está morrendo em uma casa de saúde, como Baudelaire neste momento, aqui. E nenhum desses escritores é socialista!” (Cit. em Crépet. Baudelaire, Paris, 1906, pp. 196-197). O mercado literário.
    [J 32, 2] 
    [...] 
    “Toda intenção épica resulta ... de um sentido imperfeito da arte.” (Baudelaire, “Notes nouvelles sur Edgar Poe” (Nouvelles Histoires Extraordinaires), Paris, 1886, p. 18. Eis aqui em germe toda a teoria da poesia pura. (Imobilização!)
    [J 32, 5]
    [...] 
    “Hoje, de todos os livros do mundo, com exceção apenas da Bíblia, Les Fleurs du Mal é o mais editado, o mais traduzido em todas as línguas.” André Suarás, Trois Grands Vivants, Paris 1938, p. 269 (“Baudelaire et Les Fleurs du Mal). 
    [J 32a, 2]

    BENJAMIN, Walter (1892-1940). Passagens / Das Passagen-WerkWalter Benjamin; edição alemã de Rolf Tiedemann; organização da edição brasileira Willi Bolle; colaboração na organização da edição brasileira Olgária Chain Féres Matos; tradução do alemão Irene Aron; tradução do francês Cleonice Paes Barreto Mourão; revisão técnica Patrícia de Freitas Camargo; pósfácios Willie Bolle e Olgária Chain Féres Matos; introdução à edição alemã (1982) Rolf Tiedemann. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Página inicial