continua/TORÁ • A LEI DE MOISES • שמות/Êxodo/sai
11
Bo
10. e não enviou os filhos de Israel de sua terra - A Torá nos relata a respeito dos últimos e terríveis golpes com que a dinastia egípcia de Ramsés II foi castigada antes de libertar o povo de Israel do jugo da escravidão. A sociologia moderna compara um povo inteiro a um indivíduo. O indivíduo que só pensa em si, que se torna egoísta, não respeitando a vida alheia, é capaz de causar as mais terríveis calamidades a si próprio. O mesmo acontece a um povo inteiro, quando só visa a seus próprios interesses, quando se deixa cegar por um chauvinismo extremo, a ponto de ameaçar a existência de seus vizinhos; este povo perde cedo ou tarde a sua cultura, o seu espírito, a sua raison d’être. A autofilia e a egolatria conduzem este povo a um patriotismo fanático, a um egocentrismo fatal, e pouco a pouco o tormento da derrocada ameaça a sua existência física. Quatro mil anos antes da era comum, o Egito já tinha alcançado o auge da cultura e da civilização, mas sua posição privilegiada corrompeu este grande povo, e seu chauvinismo exorbitante foi a causa das suas desgraças e da sua decadência. E os nossos mestres perguntam admirados: como explicar o fato de que um povo tão culto, tão civilizado, tão avançado em todos os campos da ciência, tenha sido capaz de escravizar barbaramente durante dois séculos centenas de milhares de seres humanos? Os mesmos mestres que perguntam dão uma resposta bem plausível: todas as dinastias egípcias ficaram iludidas, sim, deslumbradas pela sua grandeza material, considerando-se uma casta superior da humanidade; e foi este complexo de superioridade que causou atrocidades a estes escravos, considerados seres inferiores. (MD)
22
Mishpatim
20. não o fraudareis e não o oprimireis [...] Esta mensagem ainda não captada pela Humanidade como um todo, alerta sobre a opressão de que são vitimas as minorias desamparadas em todo o mundo, com a decretação de leis discriminatórias que ferem os direitos humanos básicos que deveriam reger toda a Humanidade. (E)
TORÁ — A LEI DE MOISES. תורה. Edição revisada e ampliada da obra A Lei de Moisés e as Haftarót. Tradução, explicações e comentários do rabino Meir Matzliah Melahed z"l, com comentários de Sidur Matzliah e as Meguilot de Ester e Cântico dos Cânticos. Comentários do rabino Menahem Mendel Diesendruck z"l (da obra Sermões, Editora Perspectiva). Comentários compilados, redigidos e editados por Jairo Fridlin, com tradução das Cinco Meguilot, três delas comentadas por Rute, Echá e Cohélet, traduzidas por David Gorovits e Ruben Najmanovich, além de moderno texto hebraico da Torá, das Haftarót e Meguilot, acompanhado da tradução de Onkelos para o aramaico e dos comentários de Rashi, Baal Haturim, Toldot Aharon e Icar Siftê Chachamin. 1962, 1972, 2001. São Paulo: Editora e Livraria Sêfer LTDA, 2017.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial