17.7.24

continua/trillo/breccia/buscavidas/sai

 TRILLO, Carlos (1943-2011); BRECCIA, Alberto (1919-1993). Buscavidas / Carlos Trillo, Alberto Breccia; tradução de Jana Bianchi; edição Ferréz e Thiago Ferreira; apresentação de Álvaro Pons; rascunhos/lápis de Breccia. — São Paulo: Comix Zone!, 2020.

Em 1981, Alberto Breccia não tinha mais nada a provar para o mundo dos quadrinhos. (...)

Contudo, (...), Breccia decidiu dar um passo além: (...) em Buscavidas (...) os fortes contrastes se juntariam a um tratamento exagerado (...) do desenho, grotesco em seus excessos. (...) Breccia e Trillo produzem esta obra (...) publicada (...) durante os piores momentos da ditadura argentina de Videla. (...) Buscavidas, de Trillo e Breccia, (...) é um junta-cadáveres no sentido estrito que Onetti lhe deu, um colecionador de histórias terríveis em que é fácil reconhecer os duros depoimentos dos sobreviventes das atrocidades de Videla, Viola e Galtieri. (...)

A sombra do assassinato de Oesterheld, em 1978, é onipresente, chegando a tomar forma desenhada: Buscavidas se depara com a loja de antiguidades de Ezra Wiston e lá encontra Mort Cinder. (...) As palavras finais dessa história são reveladoras: nunca mais, as mesmas que intitularam o relatório da Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de pessoas, presidida por Ernesto Sabato, com 490 páginas que resumiam os estragos da ditadura, um catálogo dos horrores sofridos por mais de 30 mil mortos e desaparecidos.

Álvaro Pons

Eu, que nasci para ilustrar histórias infantis fofinhas, agora tenho que lidar com esse juntacadáveres, como diria meu compatriota Onetti. (Nova reclamação do Breccia ao entregar este episódio [A avó])

Nenhum comentário: