30.11.25

continua/benjamin/passagens/Das Passagen-Werk/continua

 
Comparação entre Blanqui e Baudelaire, em parte, a partir de formulações de Brecht:74 a derrota de Blanqui foi a vitória de Baudelaire  a da pequena burguesia. Blanqui sucumbiu, Baudelaire teve sucesso. Blanqui aparece como figura trágica; sua traição possui grandeza trágica; foi vencido pelo inimigo interior. Baudelaire aparece como figura cômica: como o galo cuio estridente canto triunfal anuncia a hora da traição.
[J 84a, 2]
[...]
Baudelaire reúne a pobreza do trapeiro, o sarcasmo do malandro, o desespero do parasita.
[J 84a, 4] 
74 B. Brecht, Gesammelte Werke in acht Bànden, vol. VIII, pp. 408-410 ("Die Schõnheit in den Gedichten des Baudelaire"). - Também as observações em J 84a, 3 e J 84a, 4 são derivadas de formulações de Brecht: cf. op. c/f., pp. 410 e 408. (R.T.)
 

BENJAMIN, Walter (1892-1940). Passagens / Das Passagen-WerkWalter Benjamin; edição alemã de Rolf Tiedemann; organização da edição brasileira Willi Bolle; colaboração na organização da edição brasileira Olgária Chain Féres Matos; tradução do alemão Irene Aron; tradução do francês Cleonice Paes Barreto Mourão; revisão técnica Patrícia de Freitas Camargo; pósfácios Willie Bolle e Olgária Chain Féres Matos; introdução à edição alemã (1982) Rolf Tiedemann. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

27.11.25

continua/neil gaiman/Sandman/volume 9/Entes Queridos/The Kindly Ones/Marc Hempel/Richard Case/D’Israeli/Teddy Kristiansen/Glyn Dillon/Charles Vess/Dean Ormston/Kevin Nowlan/Dave McKean/entra

GAIMAN, Neil (1960- ); HEMPEL, Marc (1957- ); CASE, Richard (1964- ); D’ISRAELI (?- ); KRISTIANSEN, Teddy (1964- ); DILLON, Glyn (1971- ); VESS, Charles (1951- ); ORMSTON, Dean (1961- ); NOWLAN, Kevin (1958- ). Sandman / volume 9 / Entes Queridos /The Kindly Ones / edição especial 30 anos / Neil Gaiman, Marc Hempel, Richard Case, D’Israeli, Teddy KristiansenGlyn DillonCharles VessDean OrmstonKevin Nowlancapa(s) Dave McKean; introdução Frank McConnell; posfácio Neil Gaiman; tradução Jotapê Martins & Érico Assis (extras); 1995; Vertigo/DC Comics. — Barueri, SP: Panini Brasil, 2022.

continua/neil gaiman/Sandman/volume 6/Fábulas e Reflexões/Fables & Reflections/Bryan Talbot/Stan Woch/P.Graig Russel/Shawn McManus/John Watkiss/Jill Thompson/Duncan Eagleson/Kent Williams/Dave McKean/sai

GAIMAN, Neil (1960- ); TALBOT, Bryan (1952- ); WOCH, Stan (1959- ); RUSSEL, P.Graig (1951- ); McMANUS, Shawn (1958- ); WATKISS, John (1961-2017); THOMPSON, Jill (1966- ); EAGLESON, Duncan (?- ); WILLIAMS, Kent (1962- ). Sandman / volume 6 / Fábulas e Reflexões / Fables & Reflections / edição especial 30 anos / Neil Gaiman, Bryan Talbot, Stan Woch, P.Graig Russel, Shawn McManus, John Watkiss, Jill Thompson, Duncan Eagleson, Kent Williamscapa(s) Dave McKean; prefácio Gene Wolfe; introdução Clive Barker; tradução Jotapê Martins & Érico Assis (extras); 1992; Vertigo/DC Comics. — Barueri, SP: Panini Brasil, 2020.

26.11.25

entra/eduard tubin/sinfonia No8/sai

 
TUBIN, Eduard (1905-1982). Symphonies No3 & No8 / Eduard Tubin; Neeme Järvi conductor; Swedish Radio Symphony Orchestra. EU: BIS Records AB, 1986.

24.11.25

continua/benjamin/passagens/Das Passagen-Werk/continua

A observação de Lotze sobre o trabalhador, que não mais maneja a ferramenta mas opera a máquina, presta-se a esclarecer o comportamento do consumidor em relação à mercadoria produzida nestas condições. “Nos produtos acabados, em cada detalhe de sua forma, ele podia ainda reconhecer a força e a precisão dos movimentos que ele investiu, trabalhando em sua fabricação. A participação do homem no trabalho das máquinas limita-se, ao contrário, a ... movimentos manuais que de imediato não dão forma a coisa alguma, mas apenas concedem a um mecanismo mal conhecido uma oportunidade incompreendida para realizações invisíveis. Hermann Lotze, Mikrokosmos, vol. III, Leipzig, 1864, pp. 272-273.
[J 83a, 2]
A alegoria, como signo claramente distinto de seu significado, ocupa seu lugar na arte como antagonista da bela aparência, na qual significado c significante se misturam. Se esta aspereza da alegoria desaparece, ela perde sua autoridade. E o caso da pintura de gênero. Ela introduz um elemento de “vida” nas alegorias, que agora irão fanar como flores. Sternberger fez menção a este fato (Panorama , Hamburgo, 1938, p. 66): “a alegoria que se tomou aparentemente viva, que sacrificou sua duração e rigorosa validade pelo prato de lentilhas” da vida,72 aparece com razão como uma criação da pintura de gênero. No Jugendstil parece ter início um processo inverso. A alegoria recupera a sua aspereza.
[J 83a, 3]
Sobre a observação de Lotze, vista acima: O ocioso, o flâneur, que nada mais entende da produção, quer tornar-se o perito do mercado (dos preços).
[J 83a, 4]
“Os capítulos ‘Perseguição’ e Assassinato’ do Poeta Assassine, de Apollinaire, contêm a famosa descrição de um pogrom contra os poetas. As editoras são assaltadas, os livros de poemas atirados ao fogo, os poetas, massacrados. E as mesmas cenas se repetem ao mesmo tempo ma mundo inteiro. Em Aragon, a Imaginação’, ao pressentir tais atrocidades, conclama seus adeptos para uma última cruzada.” Walter Benjamin, “Der Sürrealismus”, Die literarische, V, 7, 15 fev. 1929.73

72 Cf. a história de Esaú e Jacó em Gênesis 25: 29-34. (E/M)

73 GS II, 303; cf OE I, p. 29 e DCDB, p. 1 11. (R.T.; w.b.)

BENJAMIN, Walter (1892-1940). Passagens / Das Passagen-WerkWalter Benjamin; edição alemã de Rolf Tiedemann; organização da edição brasileira Willi Bolle; colaboração na organização da edição brasileira Olgária Chain Féres Matos; tradução do alemão Irene Aron; tradução do francês Cleonice Paes Barreto Mourão; revisão técnica Patrícia de Freitas Camargo; pósfácios Willie Bolle e Olgária Chain Féres Matos; introdução à edição alemã (1982) Rolf Tiedemann. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

entra/fernando sor/op 6, No9 e No6/Eduardo Abreu/sai

SOR, Fernando (1778-1839). Twenty Studies for the guitar op6 No9 e No6 / Fernando Sor; Andrés Segovia Edition. Milwaukee: Edward B.Marks Company / Hal • Leonard Corporation, 1945.

ABREU, Eduardo. Fernando Sor, op6 No9 e No6 / em Sergio & Eduardo Abreu / The BBC Recordings, 1975 / Recorded in London, BBC Studios; the following guitars were used for this recording: Hermann Hauser I (1952) and David Rubio (PF) (1972). London: BBC, 1975.

20.11.25

CHOPIN/Mazurkas (Rubinstein) (1938-1939)/entra/sai

Composer(s): Chopin, Fryderyk (1810-1849)
Artist(s): Rubinstein, Arthur (1887-1982)

Fryderyk Chopin  / Arthur Rubinstein

Disc 1
Chopin, Fryderyk
1Mazurka No. 1 in F-Sharp Minor, Op. 6, No. 102:01
2Mazurka No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 6, No. 202:27
3Mazurka No. 3 in E Major, Op. 6, No. 301:49
4Mazurka No. 4 in E-Flat Minor, Op. 6, No. 400:27
5Mazurka No. 5 in B-Flat Major, Op. 7, No. 102:13
6Mazurka No. 6 in A Minor, Op. 7, No. 202:52
7Mazurka No. 7 in F Minor, Op. 7, No. 302:36
8Mazurka No. 8 in A-Flat Major, Op. 7, No. 401:00
9Mazurka No. 9 in C Major, Op. 7, No. 500:37
10Mazurka No. 10 in B-Flat Major, Op. 17, No. 102:15
11Mazurka No. 11 in E Minor, Op. 17, No. 202:05
12Mazurka No. 12 in A-Flat Major, Op. 17, No. 304:08
13Mazurka No. 13 in A Minor, Op. 17, No. 404:16
14Mazurka No. 14 in G Minor, Op. 24, No. 102:05
15Mazurka No. 15 in C Major, Op. 24, No. 202:12
16Mazurka No. 16 in A flat, Op. 24, No. 302:01
17Mazurka No. 17 in B-Flat Major, Op. 24, No. 404:03
18Mazurka No. 18 in C Minor, Op. 30, No. 101:36
19Mazurka No. 19 in B Minor, Op. 30, No. 201:21
20Mazurka No. 20 in D-Flat Major, Op. 30, No. 302:35
21Mazurka No. 21 in C-Sharp Minor, Op. 30, No. 403:34
22Mazurka No. 22 in C-Sharp Minor, Op. 33, No. 101:25
23Mazurka No. 23 in D Major, Op. 33, No. 202:24
24Mazurka No. 24 in C Major, Op. 33, No. 301:33
25Mazurka No. 25 in B Minor, Op. 33, No. 404:30
26Mazurka No. 26 in C-Sharp Minor, Op. 41, No. 403:11
27Mazurka No. 27 in E Minor, Op. 41, No. 102:09
28Mazurka No. 28 in B Major, Op. 41, No. 201:07
29Mazurka No. 29 in A-Flat Major, Op. 41, No. 302:00
Disc 2
1Mazurka No. 30 in G Major, Op. 50, No. 102:14
2Mazurka No. 31 in A-Flat Major, Op. 50, No. 202:30
3Mazurka No. 32 in C-Sharp Minor, Op. 50, No. 304:33
4Mazurka No. 33 in B Major, Op. 56, No. 103:43
5Mazurka No. 34 in C Major, Op. 56, No. 201:25
6Mazurka No. 35 in C Minor, Op. 56, No. 304:55
7Mazurka No. 36 in A Minor, Op. 59, No. 103:21
8Mazurka No. 37 in A-Flat Major, Op. 59, No. 202:27
9Mazurka No. 38 in F-Sharp Minor, Op. 59, No. 303:13
10Mazurka No. 39 in B Major, Op. 63, No. 102:04
11Mazurka No. 40 in F Minor, Op. 63, No. 201:47
12Mazurka No. 41 in C-Sharp Minor, Op. 63, No. 302:13
13Mazurka No. 42 in G Major, Op. 67, No. 101:08
14Mazurka No. 43 in G Minor, Op. 67, No. 201:29
15Mazurka No. 44 in C Major, Op. 67, No. 301:38
16Mazurka No. 45 in A Minor, Op. 67, No. 401:49
17Mazurka No. 46 in C Major, Op. 68, No. 101:35
18Mazurka No. 47 in A Minor, Op. 68, No. 202:48
19Mazurka No. 48 in F Major, Op. 68, No. 301:26
20Mazurka No. 49 in F Minor, Op. 68, No. 402:05
21Mazurka No. 51 in A Minor, "A Emile Gaillard"02:08
22Mazurka No. 50 in A Minor, "Notre temps"03:13
23Mazurka in D Major, Op. 33, No. 202:15
24Mazurka in C Minor, Op. 56, No. 304:45
25Mazurkas No. 39 in B Major, Op. 63, No. 102:05
26Valse in A-Flat Major, Op. 34, No. 103:53
27Waltz No. 7 in C-Sharp Minor, Op. 64, No. 203:30

Total Playing Time: 02:16:44