12.7.24

continua/breccia/trillo/era outra vez: o lado sombrio dos contos de fadas/Había otra vez... El lado oscuro de los cuentos infantiles/sai

TRILLO, Carlos (1943-2011); BRECCIA, Alberto (1919-1993). Era outra vez: o lado sombrio dos contos de fadas / Había otra vez... El lado oscuro de los cuentos infantiles / Carlos Trillo, Alberto Breccia; tradução de Jana Bianchi; edição Ferréz e Thiago Ferreira; apresentação de Álvaro Pons. — São Paulo: Comix Zone!, 2022. 

O conto de fadas (...) São testemunhos de ritos e costumes locais, de medos e superstições ou, simplesmente, de avisos irracionais da existência de riscos (...).

Perrault, os Irmãos Grimm e Hans Christian Anderson tentaram fazer com que essas tradições não se perdessem e realizaram uma compilação sistemática dos antigos relatos orais que (...) sofreram uma intensa suavização para que os horrores fossem transformados em (..) moral (...). Como Propp afirmava, os contos formam em si mesmos um um ecossistema de relações mútuas que se alimenta da realidade que os cria, um eixo fundamental que Carlos Trillo e Alberto Breccia tomaram como inspiração (...) para reescrever os contos clássicos de modo a reivindicar e recuperar a aspereza e a força dos originais. (...)

(...) Na segunda metade do século XX, os contos clássicos já não evocavam as ilustrações de Gustave Doré, Arthur Rackham, Walter Crane ou George Cruikshank, e sim as imagens criadas por Walt Disney, em uma esmagadora apropriação midiática de tradições milenares.

Álvaro Pons

Nenhum comentário: